Postagens populares

quinta-feira, 24 de setembro de 2009

SIm, sim. We can do it!


E cá estamos nós. Quase no final da primeira década, do século 21. A ciência corre atrás das respostas para as mais variadas questões. A globalização tornou possível, a acessibilidade. Podemos falar com qualquer terráqueo, que possua internet, em tempo real. A quantidade de informação que nos é ofertada pelo "Ciberespaço" é de aproximadamente 50 milhões de livros, só pelos sites de buscas, vejam só.

E mesmo diante de todas essas evoluções constantes, as mulheres ainda precisam passar por situações que nos remetem a década de 30 ou até mesmo, por que não ser mais enfática ainda e fazer essa metáfora com a Era das cavernas? Em várias situações, vejo o comportamento feminino (passivo) e masculino, dando corpo e cara para isso.

O que me deixa extremamente confusa e frustrada, é perceber que esse machismo entranhado em quase todas as culturas, ocidentais e orientais, são impostos, aceitos e até mesmo difundidos pelas próprias mulheres. E me sinto na obrigação de questionar isso.

Não. Não podemos mais deixar que essa cultura atrasada nos deixe sempre por trás das cortinas. "Atrás de um grande homem, existe uma grande mulher!" Tá na hora já, de deixar esse tipo de jargão de lado. Temos condições totais de mudar esse paradigma. Já somos independentes socialmente, financeiramente, intelectualmente. Longe de mim, queimar sutiã, querer mulheres "coçando o saco". A intenção não é masculinizar as mulheres. Mas, obter dignidade e espaço para cada uma dos mais variados tipos de mulher. Só depende do nosso esforço.

We can do it!

5 comentários:

  1. gostei e muito. estou já a seguir e estas add. Odeio ismos. principalemnte o machismo.

    http://chuvadastres.blogspot.com/2009/09/ela-e-brasil.html

    ResponderExcluir
  2. Enquanto existir mulheres aceitando emprego de panicat, a coisa vai continuar assim! rs

    ResponderExcluir
  3. Me disseram que o Obama comenta sempre nesse blog...

    ResponderExcluir
  4. É OZ, são elas que dificultam os papéis femininos... Mas deixa que até elas vão ter um cantinho "Todo especial", aqui.:)

    ResponderExcluir